NOSSA HISTÓRIA
SURGIMENTO
O GSA surgiu com o objetivo de ser um dos principais programas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação para sistemas de transporte e mobilidade com inteligência, segurança e conforto. Somos apaixonados e compromissados em fazer engenharia, ciência e tecnologia. Projetamos, construímos e testamos novos algoritmos inteligentes e estratégias avançadas de controle de acordo com métodos, processos, ferramentas e padrões para implantação na atual e próxima geração de veículos, a fim de torná-los mais sustentáveis, seguros, inteligentes e confortáveis.
COORDENADOR: Prof. Max Mauro Santos Dias, Ph.D.

Dr. Max Mauro Dias Santos é atualmente Professor Associado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação no Departamento de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG) – Campus Ponta Grossa. Graduou-se em engenharia elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais, Brasil, em 1993; o M.Sc. graduado em engenharia elétrica e Ph.D. Graduado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, respectivamente em 1996 e 2004. Fez Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica na Universidade de Aveiro, Portugal, em 2005/2006.
Tem mais de 20 anos de experiência na indústria e educação, com contribuições destacadas abaixo. Trabalhou como engenheiro de produto na IBM, Volvo e General Motors. Ele trabalhou no hardware e software com um IBM RS/6000 SP2 (Deep Blue) para o projeto de um sistema de energia baseado no Stagg System hospedado pelo Energy Management System. Seus interesses de ensino e pesquisa são nas áreas de sistemas embarcados, sistemas automotivos, automação industrial e sistemas autônomos. Ele é autor e coautor de +9 livros, liderou e colaborou em 14 projetos de pesquisa externa da IP, com um valor total de financiamento de ~US$ 2M. Seus trabalhos profissionais e acadêmicos permitiram que ele fosse produzido em mais de 100 publicações em periódicos e conferências. Ele é membro sênior do IEEE e editor associado do IEEE Transactions on Intelligent Vehicles. Além disso, foi consultor e instrutor nas áreas de automação industrial e sistemas automotivos de diversas empresas como USIMINAS, ACESITA, RCS, ITAIPU Binacional, RCS, AEA, SAE Brasil, CESAR, Marcopolo, FORD, FCA, Bosch, Jtekt , AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, ANACOM/dSPACE, Chiptronic, Veltec, entre outros.
Recebeu mais de 14 bolsas/prêmios de pesquisa no valor de ~US$ 2 milhões como pesquisador principal e co-investigador principal.
UNIVERSIDADE, INDÚSTRIA E GOVERNO
Para a Universidade:
O grupo busca o treinamento e qualificação de pessoal com nível técnico qualificado, a geração de trabalhos de conclusão de curso e teses de mestrado e doutorado, a possibilidade de bolsas para estudantes, a iniciação dos jovens às métricas do mercado de trabalho, a aplicação prática dos conteúdos teóricos vistos em sala de aula, a disseminação do conhecimento em áreas estratégicas visando o bem-estar da sociedade e a cooperação a nível nacional e internacional.
Para a Indústria:
Fomenta-se o desenvolvimento de novos projetos com redução de custos, capacitação de jovens altamente motivados e engajados no desenvolvimento, possibilidade de faturamento do valor empregado no projeto por meio de desoneração de impostos e mão de obra adicional para a equipe de trabalho existente.
Para o Governo:
A indústria automotiva como parte essencial do PIB, nacionalização de produtos e serviços, maior e melhor competitividade da indústria nacional, retenção e qualificação de pessoal técnico, desenvolvimento educacional, social, tecnológico e econômico, ações de inclusão social e garantia da soberania nacional.

O QUE PODEMOS FAZER?
Competências técnicas que somos capazes de desenvolver, mas não nos limitamos apenas a estas.
Métodos, processos, ferramentas e padrões para sistema embarcado automotivo.
Projetar, construir e testar recursos automotivos atuais e novos.
Aquisição de dados de ambiente e veículo com instrumentos para avaliação das características.
Criar um conjunto de dados para avaliação e comparação entre veículos.
Prototipagem de controle rápido e testes de hardware no circuito.
Métodos para testes de funções ADAS que permitem ser acessíveis à regulamentação e homologação.
Melhorar e desenvolver de acordo com as normas AUTOSAR, OSEK, ASAM e outras amplamente adotadas na indústria automotiva.
Teste de estrada com veículo instrumentado para aquisição de dados, calibração e teste.
Relatórios técnicos sobre os testes realizados.
Segurança e proteção física cibernética.
COLABORADORES


MODELOS DE COLABORAÇÃO
Conheça e elenque aspectos técnicos com o escopo e recursos do projeto GSA:
Max Mauro – maxsantos@utfpr.edu.br
Aspectos de acordo legal e financeiro a serem resolvidos:
Sabrina – direc-pg@utfpr.edu.br
Mira – asrec-pg@utfpr.edu.br
Técnico, estudantes de graduação e administrativo a serem resolvidos:
Luciano – lalouren@utfpr.edu.br
Rozane – turchiel@utfpr.edu.br
Somos apoiados pela governança da UTFPR-PG através do nosso Diretor do Campus Abel Azeredo:
Abel – aazeredo@utfpr.edu.br