Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Bem-vindo ao grupo de pesquisa automotiva do professor Max Mauro Dias Santos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus de Ponta Grossa – PR, o principal programa de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação para sistemas de transporte e mobilidade com inteligência, segurança e conforto. 

Nós somos apaixonados e compromissados em fazer engenharia, ciência e tecnologia. Projetamos, construímos e testamos novos algoritmos inteligentes e estratégias avançadas de controle de acordo com métodos, processos e padrões para implementação na atual e próxima geração de veículos, a fim de torná-los mais sustentáveis, seguros, inteligentes e confortáveis.

Principais Temas de Pesquisa – Mas não limitados a…

• Sistemas de controle: controle, comunicação e computação

• Sistemas embarcados automotivos

• Sistemas veiculares: eletrificados, autônomos, conectados e compartilhados

• Redes automotivas: LIN, CAN, CAN-FD, FlexRay, Ethernet automotiva, MOST, TSN, etc.

• Padrões como AUTOSAR, ASAM-MCD, ODX, UDS, ISO 26262, etc

• Modelagem e simulação veicular e de motor de combustão interna

• Métodos de aquisição de dados de percepção do ambiente para geração de conjuntos de dados

• Aplicação de inteligência artificial para produto e processo

• Automação industrial: sistemas supervisórios, Profibus, AS-i, Devicenet, ControlNet, Ethernet/IP, etc

• Métodos e processos de design para a indústria 4.0

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

IP-14 – 06/2021-Current: FA/Renault – Engine Calibration through Neural Networks, Technological Evolution of Spark Ignition Engine, Connective and Data Science for Connected Vehicles (4 projects – M.Sc.) – Supported by Renault & Fundação Araucária – R$ 134.4K (=US$ 25.5K)

IP-13 – 04/2021-Current: DiagAuto-II – Models for Diagnostics in Automotive Embedded Systems (1 project – UG) – Supported by Chiptronic – R$ 9.3K (=US$ 1.6K)

IP-12 – 04/2021-Current: FA/Volvo – Optimization of Complete Vehicle Protection Strategies (1 project – M.Sc.) – Supported by Volvo & Fundação Araucária – R$ 34.8K (=US$ 6.6K)

IP-11 – 12/2020-Current: VehiSafe – Design and Integrated Development of Driver Assisted Safety Function and Environment for Autonomous Vehicles (1 project – 6 M.Sc. and 6 UG) – Poli/USP, USP-SC, UnB Gama, UTFPR-PG and UFPE – Supported by FUNDEP/Rota2030 – R$ 3.60M (=US$ 687.86K)

IP-10 – 07/2018-11/2020: FA/Renault – Spark Ignition Engine, Auto Parking Assist, Infotainment and Industry 4.0 (4 projects – 2 M.Sc. and 2 UG) – Supported by Renault & Fundação Araucária – R$ 103.2K (=US$ 24.0K)

IP-9 – 07/2017-06/2019: FA/Renault – Numerical Simulation of Spark Ignition Engine (1 project – 1 M.Sc. and 1 UG) – Supported by Renault & Fundação Araucária – R$ 87.6K (=US$ 23.8K)

IP-8 – 07/2017-06/2019: SOFTCAR – Research and Development of Methods, Processes and Tools for Model Based Automotive Software Engineering – Supported by CNPq – R$ 79.3K (=US$ 24.1K)

IP-7 – 11/2015-06/2018: FLC – Front View Camera for Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) – Supportedby FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES – R$ 1.681.3K (=US$ 510.7K)

IP-6 – 11/2015-10/2017: MERFESA – Methods, Processes and Tools for Automotive Embedded Systems (Mathworks and CRADLE) – Supported by OpenCadd – R$ 28.8K (=US$ 8.7K)

IP-5 – 08/2016-07/2017: DiagAuto-I – Model Based Diagnostic in Automotive Embedded Systems – Supported by Chiptronic – R$ 10.8K (=US$ 3.3K)

IP-4 – 07/2007-06/2009: Flex-by-Wire – An Architecture for Flexible Integration of Subsystems with X-by-Wire Technology – Supported by FAPEMIG – R$ 48.0K (=US$ 14.6K)

IP-3 – 07/2007-06/2009: SisAuto – Development and Monitoring Systems in Real-Time for Automotive Networks – Supported by FAPEMIG – R$ 26.8K (US$ 8.2K)

IP-2 – 11/2005-10/2006: h-BEB – Project between FEUP and LTR/Unileste MG Experimental Implementation of h-BEB (High Priority Binary Exponential Back off) protocol in Ethernet board

IP-1 – 03/2003-02/2004: RTAI-Linux – Project between University of Nantes and LTR/Unileste MG that was development computer tools for performance evaluation of RTAI-Linux